ESTUDO BÍBLICO

 

 

     Nesta edição estaremos estudando os seguintes tópicos:

1. Qual a causa de existir o Evangelho?’

2. O que é o Evangelho?

3. Qual o objetivo do Evangelho?

 

Qual a causa de existir o Evangelho?

 

     O Evangelho existe unicamente por causa do amor de Deus.

O objetivo do Evangelho é a salvação do homem, mas o porquê de existir o Evangelho é o amor de Deus.

     Deus poderia nos condenar por causa de nossos pecados e seria justo em fazê-lo. Todavia, o amor de Deus trouxe a existência o Evangelho, um meio pelo qual o homem aceitando-o seria perdoado e justificado diante de Deus.

     A morte e a condenação do homem seria justa e em nada afetaria o caráter de Deus; mas o seu grande amor encontrou um meio de salvar o homem pela reta justiça.

     Esse grande amor de Deus pelo homem trouxe o perdão e a justificação através do maior sofrimento que já existiu, o sofrimento do Pai ao entregar o Seu único Filho (Justo e Santo) para sofrer e morrer em lugar dos homens (injustos e pecadores). E o sofrimento do Filho se entregando para ser condenado como um pecador, e por isso sendo abandonado pelo Pai. A causa (o porquê) de existir o Evangelho (as boas novas de salvação) é unicamente o grande amor de Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16). O amor de Deus trouxe à humanidade o único meio de salvação: Jesus! “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos” (Atos4:12). “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo.14:6). “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm.2:5).

 

 2) O que é o Evangelho?

 

    *Poder para salvar. Poder para viver.

    *Poder para salvar: (Rm.1:16). O Evangelho não é um meio de se obter bênçãos e prosperidade. O Evangelho é o meio para salvação do homem.

    *Poder para viver: (1 Co.1:18).

    *Poder para negar a si mesmo: (Lc.9:23).

    *Morrer para o mundo: “tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos” (Cl.2:12). “Pois quem está morto está justificado do pecado” (Rm.6:7). “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus” (Rm.6:11). “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo.2:15). “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg.4:4).

    *E viver para Deus: “Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Rm.6:16).

    O poder do Evangelho não é para fazer ou assistir reuniões. É poder para se santificar. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb.12:14).

    E poder para pregar o Evangelho e fazer cumprir o IDE de Jesus. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc.16:15). “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra” (Mt.28:18).

 

3) Qual o objetivo do Evangelho?

 

     Salvar o homem da ira vindoura e condenação eterna. Evangelho não é para trazer bens, prosperidade ou felicidade nesta terra, Evangelho é para livrar o homem da ira que virá sobre esta terra e consequentemente a condenação eterna no inferno.

     A ira de Deus está sobre esta terra e será derramada em breve. “Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, por causa da presença espantosa do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra” (Is.2:19). “Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente; para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores” (Is.13:9). “Porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá” (Mt.24:21). “Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles” (Ap.9:6). A ira está sobre esta terra e sobre todo aquele que não tem Jesus como Senhor e Salvador. “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo.3:36). E o objetivo é nos livrar dessa ira e da condenação eterna. “E esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (1Ts.1:10).

 

Pr. Luís Henrique S. F. Carius

Ramá – Petrópolis

o-que-c3a9-o-evangelho.jpg
240819-uTbUsOQtPDd4H.jpg