ENTREVISTA

 

O jornal O servo entrevista nesta edição,  o

Pastor indígena Lucas Tikuna, da  1º igreja

Batista em Lote XV – Belford Roxo - RJ

 

 

O servo: Como foi sua conversão?

 

Pr. Tikuna: Um grupo de missionários sulcoreanos evangelizavam na região do rio Alto Solimões (Amazonas), ouvi eles pregando sobre o Evangelho que salva a vida do homem; foi quando Deus tocou no meu coração e entreguei minha vida a

Cristo.

 

O servo:  Qual o maior desafio para a evangelização dos indígenas?

         

Pr. Tikuna: O maior desafio de evangelização dos povos indígenas é o conhecimento transcultural: contextualização cultural e domínio da língua materna parar apresentar o

Evangelho genuíno de Cristo Jesus.

 

O servo: É possível conciliar a fé cristã e a cultura indígena?

 

Pr. Tikuna: Sim, é possível! Porque quando Cristo entra num coração sujo, Ele limpa todas as mazelas do homem e o santifica. Assim também é com o povo indígena quando conhece a verdade, Deus realmente muda a vida dos índios. O índio não mais pratica a feitiçaria e tudo o que Deus não permite, e passa a viver somente no amor de Cristo.

 

O servo: O infanticídio ainda é uma realidade entre os indígenas brasileiros? Se sim, o que fazer para mudar esta situação?

 

Pr. Tikuna: Nós como indígenas Tikuna não praticamos o infanticídio como outros povos indígenas. Aqueles que praticam não receberam a conscientização na parte de educação, por isso o nosso dever como missionários é estarmos preparados nas diversas áreas de conhecimento e na educação.

 

 O servo: Como é a relação entre a FUNAI e os cristãos indígenas?

 

Pr. Tikuna: A FUNAI realmente é anticristã e contra o Evangelho de Cristo, mas Graças a Deus, dentro da aldeia eles não podem fazer nada contra os missionários nativos, pois eles não têm como tirá-los de dentro da sua própria aldeia. Essa foi a estratégia que Deus nos deu: preparar jovens nativos para a obra do Senhor.

 

O servo: Fale um pouco sobre o seu projeto.

 

Pr. Tikuna: O Projeto Índio Preparando Índio (PROINPI) é uma missão para preparar jovens indígenas para evangelizar o seu povo dentro da sua própria aldeia. Preparamos jovens indígenas nas áreas de teologia e missiologia.  Depois cada jovem pode estudar uma outra área secular de acordo com a necessidade da aldeia. O Projeto aceita parceria com igrejas e com irmãos que têm o desejo de ajudar financeiramente. Ore por este Projeto e divulgue, seja parceiro!

 

O servo: Deixe uma palavra para os irmãos que desejam ser missionários entre os indígenas.

 

Pr. Tikuna: Meus amados irmãos em Cristo Jesus, se você tem o chamado para fazer a obra do Senhor na área indígena, para evangelizar  povos que ainda não conhecem a Palavra do Senhor, obedeça! Vamos orar para que Deus te dê a direção certa no desenvolvimento desta obra que Deus colocou nas tuas mãos, e venha participar conosco!

240819-uTbUsOQtPDd4H.jpg