JOVENS

menina-timida-novas-amizades3.jpg

OBADIAS OU ELIAS?

 

    No capítulo 18, no livro de 1Reis há um episódio que podemos extrair algumas lições espirituais.

No reinado do monstruoso Acabe, Israel (Reino do norte) estava em extrema apostasia, eles haviam abandonado o Senhor e seus princípios, para seguir a Baal, e Israel passava por uma grande seca que vinha da parte de Deus (veja cap.17:1). O Senhor havia levantado o profeta Elias com ousadia e poder para profetizar publicamente contra a casa de Acabe.

    Após três anos e meio de extrema seca, Elias vai se apresentar diante de Acabe novamente, e neste episódio conhecemos um sujeito chamado Obadias que “temia muito ao Senhor”, mas comia e servia à mesa de Acabe. Ele até ajudava nas causas de Deus, escondendo os profetas de Deus da dura perseguição de Jezabel (vers. 4), mas fazia nas escuras sem que ninguém soubesse, não havia um posicionamento claro de que era um servo de Deus declarado, ele não tinha a mesma ousadia e convicção que Elias tinha quando enchia o pulmão para proclamar em plena luz: “BENDITO SEJA O SENHOR, CUJA PRESENÇA ESTOU” (veja 17:1; 18:15), na verdade, o coração dele estava cheio de medo para fazer tal declaração (vers. 9-14), pois ele tinha medo de desagradar o seu senhor Acabe, e o mesmo matá-lo.

    Obadias queria “agradar tanto gregos como troianos”. O cenário era de uma guerra declarada entre Deus e o mundanismo da casa de Acabe, e Deus exigia uma decisão firme de seu povo: “até quando coxeareis entre dois pensamentos” (veja no vers. 21), não era momento de se manter neutro, como Obadias.

    Quantos“crentes Obadias” nos dias de hoje, querem Deus mas também o mundo, fazem algumas coisinhas para Deus e acham que tem um “álibi” para também usufruir do mundanismo que vai contra os princípios bíblicos, pensam eles: “Mas eu consigo sim servir a Deus e continuar aproveitando e curtindo algumas coisas do mundo”, que situação mais cômoda!

    Não pode haver neutralidade, ou é Deus ou é o mundo, ou é quente ou é frio, ou está do lado de Cristo ou contra. São crentes anulados em suas vidas espirituais, que não produzem frutos, não tem convicção da vontade Deus e que entram em pânico na hora da adversidade. (Veja o destino dos covardes Ap.21:8). Meu irmão (a), você tem se posicionado como Obadias ou Elias?

 

Irº. Lucas Rodrigues – Ramá – Sta Cruz da Serra-RJ

240819-uTbUsOQtPDd4H.jpg