MULHERES                                                   

                                                 Mulheres, o que temos levado em nossa bolsa? 

 

 

 

 

 

 

 


 
     

 

 

     Em Mateus 25:1-13, encontramos a parábola das dez virgens. A dúvida seria:  qual a relação do título deste texto com a parábola? Vamos explicar: as dez virgens saíram para encontrar o Noivo. Arrumaramse e colocaram algo em “suas bolsas” (“as bolsas” é uma ilustração, pois a Bíblia não fala de bolsa). A parábola nos ensina que cinco virgens eram prudentes e as outras cinco virgens eram néscias (ignorantes). Ao saírem e esperarem o Noivo, a noite caiu,  e o sono chegou. Todas as dez virgens tiveram oportunidade de levarem algo: as sábias preferiram levar azeite para suas lâmpadas, mas as loucas levaram “em suas bolsas”, dinheiro!

      Ao longo da noite, quando elas menos esperavam, o Noivo chegou! Porém, as lâmpadas das virgens néscias estavam se apagando. Então, as cinco virgens prudentes tiraram de “suas bolsas” o azeite, e mantiveram acesas suas lâmpadas. Mas, as cinco virgens néscias tiraram dinheiro das “suas bolsas”. Entretanto, o dinheiro não era o que elas precisavam para manter acesas suas lâmpadas.

     Todas nós estamos tendo oportunidade, no tempo que se chama hoje, para nos prepararmos e arrumarmos “nossa bolsa” (nossa vida cristã), para sairmos ao encontro de nosso Noivo: Jesus! Mas a realidade é que muitas não estão preparadas com o azeite, mas se equipando com o dinheiro, com as coisas deste mundo. Simbolicamente podemos dizer que o azeite significa o cuidado com as vidas, o zelo em fazer a obra de Deus e não chegar de mãos vazias diante do Noivo. Por outro lado, o dinheiro, significa ter vivido uma vida para si, envolvida com as coisas deste mundo, e chegar então, envergonhada diante de Deus.

     As virgens prudentes entraram e se alegraram com o Noivo. As virgens néscias chegaram atrasadas no casamento e foram rejeitadas, porque foram tidas como desconhecidas pelo Noivo.

     Anime-se, minha irmã! Ainda estamos em tempo de preparar “nossa bolsa” e levar o azeite, para que quando ouvirmos: Eis o Noivo! Tenhamos nossas lâmpadas acesas e então gozaremos da alegria de estar na presença do Noivo!  


 Irª. Amanda Oliveira Ramá – Sta. Cruz da Serra – RJ 

web3-woman-purse-search-bag-look-shutter
240819-uTbUsOQtPDd4H.jpg