O SERVO ESCLARECE

 

  “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”. (Gn. 12:1).

  “Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram”. (Gn. 12:5).

  “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”. (Hb. 11:8)

 

  Creio que a maioria dos leitores vão perceber que existe algo de “errado” com os textos acima. Enquanto que, em Gn.12:1 e Hb.11:8 afirmam que Abrão ou Abraão saiu de sua terra, obedecendo a ordem de Deus, para ir para um lugar que ele ainda não sabia onde era; o texto de Gn.12:5 afirma que Abraão foi para Canaã. Afinal, Abraão sabia ou não para onde ele estava indo? A resposta certa é: Não! Os textos, ainda que pareçam, não são ambíguos. Para entendermos esta aparente contradição precisamos nos lembrar que estes textos foram escritos muito tempo depois do fato ocorrido, e que os mesmos já eram de conhecimentos dos autores. É por isto que na ocasião em que eles foram escritos os autores já sabiam para onde Abraão tinha ido. Tanto o autor de Gn.12:1 como o de Hb.11:8, já tinham conhecimento dos fatos que ocorreram na época de Abraão, mas relataram que Abraão não sabia para onde ele iria, e isto era verdade. No texto de Gn. 12:5 o autor tão somente registrou um fato em retrospectiva, e acrescentou o lugar onde Abraão chegou.

 

Irº. Fábio Pereira - Ramá –Lt.XV – B. Roxo – RJ

 

Errais, não compreendendo as Escrituras... Mt.22:29b

240819-uTbUsOQtPDd4H.jpg