Você conhece as motivações do seu coração?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   

 

    O ministério terreno de Jesus foi baseado no discipulado. Ele falava às multidões, mas ensinava de maneira mais específica apenas aos 12 apóstolos.

    Muitos querem seguir a Jesus com motivação errada, mas Jesus põe a prova aqueles que querem segui-Lo. Na Bíblia vemos três perfis de candidatos a discípulos: o primeiro candidato não pergunta se deve seguir a Jesus, simplesmente afirma que irá segui-Lo. Observe o texto: “Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores” (Lc.9:57). Aquele homem não recebeu o chamado de seguir a Jesus. A resposta de Jesus parece indicar que Ele sabia que o homem não iria  segui-Lo: “Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc.9:58).

    O segundo foi chamado, porém os laços familiares eram sua prioridade, Jesus estava em segundo plano. “E a outro disse: Segue-me. Ao que este respondeu: Permiteme ir primeiro sepultar meu pai. Replicoulhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus” (Lc.9:59,60).

     O terceiro é semelhante ao primeiro, já que ele não é chamado a seguir, mas se apresenta voluntariamente. “Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa” (Lc.9:61). Porém como o segundo candidato, ele tem algo que vem primeiro: a sua família. “Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lc.9:62). Quem já arou a terra com um arado puxado por animais de tração sabe o quanto de atenção é preciso para manter o alinhamento. Qualquer olhada para traz faz o arado perder a direção e comprometer o plantio e a colheita. Quem está empenhado em seguir a Jesus não pode se deixar levar por distrações (Lc.9:62). 
 
                                                                                                                                  Irª. Tânia Santos  Ramá – Lote XV – Belford Roxo - RJ  
 

caminho.jpg
240819-uTbUsOQtPDd4H.jpg